Nutrição e Candidíase

A Candidíase trata-se de uma infecção na mucosa vaginal ocasionada pelos fungos do gênero Candida, em especial a Candida albicans.

Nutrição e Candidíase

Esses fungos fazem parte do nosso trato gastrointestinal, que em algumas condições (estresse, níveis elevados de glicose, desequilíbrio da flora intestinal e vaginal) pode favorecer o crescimento desordenado desses fungos, surgindo assim a candidíase.

Dentre as condições que predispõe o aparecimento da candidíase, destaco primeiramente o desequilíbrio da flora intestinal. Situações que perturbam o equilíbrio da sua composição (quadros intensos de diarreia, constipação crônica, uso de antibióticos), podem favorecer a redução dos microorganismos benéficos e aumentar o crescimento de espécies patogênicas (espécies que podem causar doenças) e é nesse ambiente que a candidíase pode surgir.

Outra condição bastante frequente é em mulheres com Diabetes mellitus, pois a glicose funciona como substrato, ou seja, “alimento” para o fungo, favorecendo sua multiplicação, sendo bastante frequente as mulheres relatarem piora dos sintomas (coceira, ardor, corrimento) da candidíase quando os níveis de glicose não estão equilibrados.

E como a nutrição pode nos ajudar?

1. Manutenção de um intestino saudável.

Consuma diariamente frutas, legumes e verduras, (pois possuem fibras que auxiliam no trabalho intestinal, sendo “alimento” dos microorganismos benéficos que habitam nosso intestino);

Jamais esqueça da hidratação adequada, pois a hidratação inadequada compromete o trânsito intestinal; O consumo de iogurtes e leite fermentado, fontes de probióticos (microorganismos benéficos, que habitam nosso trato gastrointestinal), pode trazer benefícios dentro do contexto de uma alimentação equilibrada. Porém, em alguns casos, sua suplementação pode ser indicada pelo seu nutricionista de forma individualizada.

2. Controle dos níveis de glicose.

Dê preferência aos alimentos naturais, substituindo suas versões refinadas (arroz, pão, macarrão, farinha de trigo branca) por integrais (arroz, pão, macarrão integrais, farinha de trigo integral);

Invista no consumo de raízes (inhame, macaxeira, batata-doce), pois possuem quantidades interessantes de fibras solúveis (que formam um gel no estômago, regulando a absorção da glicose). Evite todo e qualquer consumo excessivo!

No caso de possuir Diabetes mellitus, procure seu nutricionista para conferir um melhor controle glicêmico.

Vale lembrar também o controle das emoções, haja vista que distúrbios emocionais podem comprometer nosso sistema imunológico, predispondo também a candidíase. E jamais esqueça de seguir a risca o tratamento direcionado pelo seu ginecologista.

Até mais leitoras, abraços!

  • Tags do artigo: Prevenção
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre a Autora

    Samara Bomfim

    Nutricionista CRN AL - 15190
    Mestranda em Nutrição - UFAL
    Pós graduanda em Nutrição Clínica Avançada e Fitoterapia - CESMAC

Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook