O Cisto e o Ovário Policístico

Vou começar a escrever sobre um tema de muito interesse para população feminina, principalmente porque há muita desinformação e confusão sobre o que é cisto de ovário ou ovário políicístico ou mesmo ovário multicistico.

O Cisto e o Ovário Policístico

Como órgão interno - não pode ser visto ao olho nu, os ovários normalmente são avaliados através de imagens, principalmente a ultrassonografia. Outros exames poderão ser solicitados, a depender da dificuldade que a ultrassonografia apresentar ou em casos mais graves.

A verdade é que muitas mulheres ficam assustadas quando recebem uma informação ou um laudo de ultrassom que relate um cisto no ovário. Isso acontece, principalmente, porque no passado muitas mulheres foram operadas por cisto de ovário quando, na verdade, muitas não necessitavam da cirurgia por tratarem de cistos normais e/ou disfuncionais.

E o que são cistos de ovário normais e/ou disfuncionais?

Primeiro você precisa saber que cisto no ovário é normal. Todos os meses cresce um cisto em um dos ovários, raramente em ambos, e que dentro dele existe o óvulo. Quando esse cisto atinge um tamanho médio entre 2 e 3 centímetros, ele rompe, ocorre a ovulação e o óvulo é liberado para ser capturado pela tuba - trompa para a possível gestação.

Ocorre um erro frequente de diagnóstico ultrassonográfico ao relatar que não ocorreu a ovulação, porque frequentemente o cisto volta a se formar por um fenômeno natural da formação do corpo lúteo que enche de sangue formando o corpo lúteo hemorrágico que é normal - após a ovulação o corpo lúteo é formado para produzir progesterona que manterá a possível gestação.

Ainda ocorre outra confusão quando o laudo do ultrassom relata ovários policísticos ou multicístico e aqui cabem algumas explicações:

  • 1. A presença de vários cistos nos ovários é um achado normal, desde que um desses cistos evolua para ovulação. Chamamos de cisto dominante.
  • 2. Mesmo que o laudo do ultrassom apresente ovários policísticos, mas a mulher apresente um ciclo menstrual regular, isso não caracteriza a síndrome (conjunto de sinais e sintomas de uma determinada doença) dos ovários policísticos.
  • 3. A de síndrome dos ovários policísticos é caracterizada pela ausência da ovulação ou longo intervalo entre uma menstruação e outra, de maneira irregular e imprevisível. Normalmente ocorre aumento de peso, acne, seborreia, aumento da gordura abdominal, diminuição ou retificação, ou abaulamento da cintura, resistência à insulina etc. O conjunto de alguns desses sinais também chamamos de Síndrome Metabólica. Também podem ocorrer aumento dos pelos em regiões incomuns como face, em torno dos mamilos, abaixo do umbigo e nas raízes das coxas ou simplesmente pelos em regiões normais, mas grossos ou aumentados. Chamamos isso de Hirsutismo e Hipertricose, respectivamente.
  • 4. Se você tem ovários policísticos sem alguns desses sinais e sintomas que relatamos, não fique preocupada, você não apresenta a síndrome dos ovários policísticos (SOP ou PCOS).
  • Não esqueça de deixar o seu comentário!

  • Tags do artigo: Útero
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook