Outubro Rosa está acabando...

Não tenha medo do Câncer de Mama. Enfrentar o medo será a sua maior arma contra um provável câncer

Outubro Rosa está acabando...

Muitas mulheres perdem a vida porque não assumiram a prevenção como maior aliado. Tirando o câncer de pele, o da mama é o mais frequente entre as mulheres e seguido pelo do colo uterino.

Costumo dizer que o câncer original não mata. O que pode matar são as metástases. Mesmo assim, com metástases, ainda há chance de controlar ou curar. A sobrevida dos cânceres de mama metastático chega a 5 anos, se tratado.

Uma dica muito importante é preservar a fertilidade congelando os óvulos antes do tratamento. Outra informação importante é que o câncer original demora para para produzir metástases.

Assim, quem faz prevenção regular, consegue vencer o câncer. O auto exame das mamas ensaboando e deslizando a palma das mãos e os dedos pode detectar um pequeno caroço inicial.

Mas atenção! A maioria dos caroços são normais, principalmente se você sentir que são vários. Chamamos de AFBM (Alteração Funcional Benigna da Mama). Existem alguns fatores que exigem que a mulher não falhe na prevenção:

  • 1 - história de câncer de mama na família;
  • 2 - Obesidade;
  • 3 - Consumo de álcool;
  • 4 - Sedentarismo;
  • 5 - Uso de progestágenos - hormônio sintético que imita a progesterona;

Nessas mulheres a prevenção deve iniciar cedo, utilizando o ultrasom e a palpação, e intensificar após os 35 anos com uma mamografia anual. Mulheres fora do grupo de risco devem seguir o protocolo, só fazendo a mamografia a cada dois anos.

O uso de exercícios físicos regularmente, a dieta pobre em gorduras e ricas em vitaminas E, D, licopeno e ômega 3 são excelentes na prevenção. Ao contrário do que se propaga na mídia, o hormônio feminino estrogênio não causa câncer de mama.

Assim, mulheres que retiraram o seu útero não aumentam o risco de aumentar o câncer de mama se fizer a terapia hormonal com estrogênio para a menopausa. As mulheres que ainda possuem útero e que resolverem fazer, precisam associar um progestágeno para proteger contra o câncer do endométrio (útero). Sabendo que terá uma leve incidência de câncer de mama. Mas está provado que melhora a qualidade de vida, o câncer será menos agressivo e a possibilidade de cura muito maior, quando comparamos às que não usam.

  • Tags do artigo: Prevenção
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo.

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook