Saiba como diagnosticamos se o homem é fértil

O leigo imagina que basta fazer um espermograma. Mas isso vai além e, muitas vezes, o homem pode ser fértil mesmo tendo um espermograma com ausência de espermatozoides (AZOOSPERMIA).

Saiba como diagnosticamos se o homem é fértil

Para a maioria dos homens a etapa mais simples é a coleta do sêmen e análise dos espermatozoides. Mas para alguns isso é um desafio ou uma impossibilidade e aqui cito algumas:

  • - Impotência por falta de ereção que impede a masturbação e consequente ejaculação;
  • - Paraplégicos, onde a ausência de inervação impede a ereção;
  • - A ejaculação retrógrada que faz com que o sêmen reflua para a bexiga ao invés da uretra;
  • - Vasectomia que é muito usada por homens que fazem ligadura dos tubos deferentes e interrompem a migração dos espermatozoides dos testículos até às vesículas seminais;
  • - Malformações variadas que vão desde ausência dos testículos, ausência dos tubos deferentes, ausência das células produtoras de espermatozóides (células de Sertoli), criptorquidia (testículos não descem para os sacos escrotais), microdeleção do Cromossoma Y (o cromossoma perde um pedaço que o impede de penetrar o óvulo);
  • - Problemas na evolução da maturação dos espermatozoides que pode ser desde um problema congênito (malformação no testículo ou deficiência na hipófise) ou adquirido (hormonal, uso de anabolizantes, excesso de estresse e exercícios físicos, obesidade etc);
  • - Traumas ou infecções graves com consequente obstrução;
  • - Amputações no pênis; cirurgia na próstata;
  • A medicina reprodutiva tem solução para todos os problemas masculinos e isso vai desde as técnicas de coleta dos espermatozoides no sêmen ou procedimentos como massagem prostática, eletro-ejaculação, punção no epidídimo, punção testicular e até recorrer à banco de sêmen que oferecem características dos doadores semelhantes às do receptor: Etnia; cor da pele e cabelos; tipo de cabelo; cor dos olhos; condições de saúde e hereditariedade; doenças genéticas; ausência de DSTs, inclusive HIV; Peso e altura; nível educacional e formação profissional; hobby; tipo sanguíneo etc.

    Se a quantidade de espermatozoides está abaixo de 15 milhões/ml e entre 5-15 milhões, pode-se utilizar a inseminação (separa-se os espermatozoides, com melhor motilidade e injeta-se no útero).

    Entre 2 e 5 milhões utiliza-se a Fertilização INVITRO (separa-se os espermatozoides, com melhor motilidade, retira-se os óvulos e transfere ambos para um meio de cultivo colocando numa incubadora e assiste-se a fertilização buscando embriões, de preferência até blastocistos).

    Quando a quantidade de espermatozoides é muito baixa (Oligozoospermia severa) ou tem microdeleção do cromossoma Y, utiliza-se Fertilização INVITRO com a técnica ICSI (Intra-Citoplasmatic-Sperm-Injection ou Injeção de um único espermatozoide no óvulo que separa-se os espermatozoides vivos, retira-se as células do cúmulos em volta dos óvulos, injeta-se um espermatozoide em cada óvulo com a ajuda de um microscópio micromanipulador, e transfere para um meio de cultivo, colocando numa incubadora, e assiste-se a fertilização buscando embriões, de preferência até blastocistos).

    Veja abaixo e entenda, de maneira didática, um modelo de análise básica do sêmen na minha clínica.

  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook