Você sabe o que é a Anovulação?

“Não estou conseguindo engravidar!
Será que se eu tomar remédio para ovulação, melhora a minha fertilidade e aumenta a chance de ter meu bebê?”

Você sabe o que é a Anovulação?

Essa é uma pergunta de muitas mulheres que sonham engravidar, mas, também, é uma conduta usada indiscriminadamente, comprando remédios em farmácias, sem receita, ou mesmo sendo prescrito por médicos sem antes ter o diagnóstico da causa de não engravidar.

Assim, muitas mulheres que menstruam, portanto ovulam, tomam indutores da ovulação sem necessidade. Porque a mulher que não ovula, não menstrua e está em anovulação crônica ou temporária.

A anovulação crônica pode ser definitiva (menopausa, cirurgia para retirar os ovários, malformações desde o nascimento, sequelas de quimioterapia e radioterapia) ou transitória (problemas hormonais, emocionais, metabólicos, obesidade, excesso de exercícios, induzidos por medicamentos, deficiências hormonais).

A anovulação temporária pode ser natural (do nascimento até a primeira menstruação; gestação; após a menopausa) ou artificial (anticoncepcional hormonal).

Você só deve ser submetida à indução da ovulação após um julgamento médico especialista, que normalmente vai avaliar se:

- Você apresenta ausência da menstruação por causa hormonal como problema na tireóide, aumento do hormônio do leite (prolactina), insuficiência ou tumores na hipófise, hirsutismo (aumento dos pelos) ou metabólica (diabetes, resistência à insulina, doenças no fígado, excesso de gordura visceral, obesidade ou magrez);

- Se for submetida à técnicas de reprodução assistida de baixa complexidade como coito programado (quando você saberá o dia ideal para ter relações), ou inseminação artificial (quando o sémen será preparado e introduzido no útero);

- Se for submetida à técnica de alta complexidade (fertilização invitro).

Um simples controle do peso, trazendo o IMC (Índice de Massa Corpórea, que é calculado com o peso e a altura - link no final do artigo) para abaixo de 30, sendo ideal entre 20 e 25, já resolve muitas das causas da anovulação.

Induzir a ovulação sem avaliar se existem outras causas não aparentes, como alteração no espermograma, obstrução nas trompas e endometriose é um “tiro no escuro” e uma perda de tempo precioso. É preciso ter um diagnóstico completo, antes de iniciar qualquer tratamento para engravidar.

Existe um risco de usar indutor da ovulação sem acompanhamento médico: Gravidez Múltipla! Gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos, quíntuplos. Ao contrário do que muitos pensam e desejam, a gravidez múltipla é sempre um risco de prematuridade extrema e graves consequências para os bebês.

Eu criei o aplicativo TESTEDEFERTILIDADE que ajudará você e teu médico a estabelecer e controlar a melhor estratégia. Abaixo os links para o aplicativo...

Clique e baixe agora o app para Smartphones...

Clique aqui e calcule o seu IMC...

  • Tags do artigo: Anovulação - Fertilidade e Infertilidade - Gestação - Ovulação
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo.

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook