Você Sabia? Parte I

A mulher que perdeu o útero (histetectomizada) pode ter filhos? A resposta é sim.

Você Sabia? Parte I

A técnica é feita com fertilização invitro (bebê de proveta). Para isso basta conseguir um útero de substituição com uma parente (subrogada) até quarto grau. Mas é preciso que tenha retirado o útero e mantido os ovários afim de que seja possível retirar seus óvulos, com punção por ultra-sonografia, fertilizar e transferir para o útero da parente selecionada, que assinará um documento (consentimento) comprometendo a entregar o bebê após o nascimento.

Se a idade da histetectomizada for abaixo de 35 anos e ainda não tiver parceiro, outra opção é criopreservar (congelar) os próprios óvulos até quando desejar usar, ou fertilizar com o espermatozoide do futuro marido ou doador, até conseguir o útero de substituição.

Em todos os casos, assim que nascer, a mãe biológica receberá o bebê.

É importante saber que é possível preservar a imensa maioria dos úteros, mesmo com inúmeros miomas, exceto os portadores de câncer de endométrio e cânceres invasivos do colo uterino. Sim, porque os cânceres de colo uterino in-situ (sem invasões ou metástases) ou micro-invasores, podem ser tratados preservando o útero.

Os Estados Unidos apresentou uma pesquisa sobre retiradas dos úteros com miomas que os defensores alegavam que trataria o problema e preveniria o câncer do endométrio e colo uterino. O resultado foi desastroso porque as complicações da cirurgia e os custos foram muito superiores do que as do câncer do útero.

Recordo de um caso de uma paciente jovem, afrodescendente, 25 anos, que chegou desesperada porque dois colegas consultados indicaram a histerectomia (histere - útero; ectomia - retirada). Era portadora de 29 miomas.

Avaliei e encaminhei para um colega, porque ela tinha convênio, e recomendando a retirada dos miomas que poderia preservar o útero. Qual foi minha surpresa quando ela retornou mais desesperada porque, mais uma vez, foi recomendada a retirada do útero.

Fiquei surpreso com a notícia, porque só eu acreditava que era possível. Resolvi operar, a paciente engravidou e nasceu uma linda menina. Retirei 23 miomas e cauterizei 6 com o bisturi elétrico.

Poucos anos depois novos miomas cresceram e retirou o útero com outro colega.

  • Tags do artigo: Endometriose - Fertilidade e Infertilidade - Útero
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook