Câncer do Colo do Útero
O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina atrás apenas do tumor de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil

"Tenho uma série de dúvidas a respeito das secreções vaginais. Durante minha vida já apresentei corrimentos que parecia leite talhado e coçava muito. Meu médico diagnosticou como fungo e mandou eu usar um creme vaginal e uns comprimidos para meu namorado. Outra vez tinha um cheiro horrível – parecia cheiro de peixe. O diagnóstico foi Gardnerella vaginalis e mais uma vez tomamos eu e meu namorado. Fiquei sabendo que o HPV pode dar câncer no colo do útero.
Vi que o site teste de fertilidade faz vários testes e publica assuntos interessantes. Será que vocês poderiam falar sobre câncer do colo do útero?"
Vamos Esclarecer
O colo do útero é a porção inferior do órgão que se conecta à vagina.
Os sintomas da doença variam de acordo com o estágio da lesão podendo ser sangramento nas relações sexuais, secreção vaginal sanguinolenta com odor fétido; sangramento vaginal fora do período menstrual ou até mesmo assintomática. Daí a importância da prevenção.
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papiloma vírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.
Hoje já existe a vacina para combater o vírus e deve ser tomada, preferencialmente, antes de iniciar a vida sexual.

Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.
Além dos exames periódicos, o uso de preservativos nas relações sexuais e sobretudo a vacinação contra o HPV que pode ser feita em meninas já partir dos 9 anos e sem limite de idade são medidas bastante eficazes na prevenção deste câncer.
- Tags do artigo: Prevenção - Útero
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dra. Rosineide Barbosa
Médica do ambulatório de Patologia do trato genital infeior e colposcopia do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher. Título de Qualificação em Citopatologia Ginecológica e Colposcopia pela Escola Paulista de Medicina/SP.
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo