Câncer do Colo do Útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina atrás apenas do tumor de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil

Câncer do Colo do Útero
"Tenho uma série de dúvidas a respeito das secreções vaginais. Durante minha vida já apresentei corrimentos que parecia leite talhado e coçava muito. Meu médico diagnosticou como fungo e mandou eu usar um creme vaginal e uns comprimidos para meu namorado. Outra vez tinha um cheiro horrível – parecia cheiro de peixe. O diagnóstico foi Gardnerella vaginalis e mais uma vez tomamos eu e meu namorado. Fiquei sabendo que o HPV pode dar câncer no colo do útero.
Vi que o site teste de fertilidade faz vários testes e publica assuntos interessantes. Será que vocês poderiam falar sobre câncer do colo do útero?"

Vamos Esclarecer

O colo do útero é a porção inferior do órgão que se conecta à vagina.

Os sintomas da doença variam de acordo com o estágio da lesão podendo ser sangramento nas relações sexuais, secreção vaginal sanguinolenta com odor fétido; sangramento vaginal fora do período menstrual ou até mesmo assintomática. Daí a importância da prevenção.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papiloma vírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

Hoje já existe a vacina para combater o vírus e deve ser tomada, preferencialmente, antes de iniciar a vida sexual.

Câncer do Colo do Útero

Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a realização periódica deste exame.

Além dos exames periódicos, o uso de preservativos nas relações sexuais e sobretudo a vacinação contra o HPV que pode ser feita em meninas já partir dos 9 anos e sem limite de idade são medidas bastante eficazes na prevenção deste câncer.

  • Tags do artigo: Prevenção - Útero
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dra. Rosineide Barbosa

    Dra. Rosineide Barbosa

    Médica do ambulatório de Patologia do trato genital infeior e colposcopia do Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher. Título de Qualificação em Citopatologia Ginecológica e Colposcopia pela Escola Paulista de Medicina/SP.
    Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo

Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo.

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook