Calculadora da Gestação em Semanas

Você já notou que as pessoas costumam calcular a gestação em meses? A pergunta comum é: Com quantos meses você está?

Calculadora da Gestação em Semanas

A medicina, entretanto, faz o cálculo da gestação em semanas e as pessoas têm dificuldade de calcular dessa maneira. Isso acontece porque utilizam o dia da ovulação e fertilização como ponto de partida.

Na verdade a maneira correta é fazer as contas a partir do primeiro dia da última menstruação. Para saber a evolução do embrião e do feto, é importante fazer o cálculo da gestação em semanas.

Para calcular a sua Gestação em Semanas, preencha o campo e-mail e clique em Calcular Agora. É totalmente gratuito!

Nunca enviaremos SPAM!

A Evolução da Gestação em Semanas

Você sabia que no início seu bebê é do tamanho da cabeça de um alfinete? descubra aqui como o seu bebê cresce ao longo da gestação.

A gestação dura 40 semanas a partir do primeiro dia da última menstruação. No início seu bebê é do tamanho da cabeça de um alfinete, portanto os sintomas do início da gestação só aparecerão nas próximas semanas.

Segunda Semana

A fecundação da maior célula do corpo humano feminino - o óvulo, pela menor célula do corpo humano masculino - o espermatozoide, resulta em um zigoto. O zigoto, ou embrião, começa uma série de divisões celulares e no inicio do quarto dia após a fecundação já tem cerca de 16 células e se parece muito com uma amora; é o estágio que chamamos de mórula. O embrião continua a evoluir e no interior desse aglomerado de células, começa a se formar uma cavidade e a primeira diferenciação celular: as células que ficam achatadas e envolvem a cavidade formam o trofoblasto e as que continuam no interior são o embrioblasto ou massa celular interna – este é o blastocisto.

Terceira Semana
Terceira Semana

A primeira semana do desenvolvimento embrionário (terceira semana de gestação) termina com o blastocisto se implantando na parede do útero materno, no endométrio. É o trofoblasto que adere à parede endometrial e vai adentrando, se diferencia em outros tipos celulares e dá origem à placenta. Enquanto isso, o embrioblasto continua evoluindo e originará o embrião propriamente dito.

Quarta Semana
Quarta Semana

Conforme o embrião se implanta no endométrio, surgem algumas lacunas onde o sangue materno flui com oxigênio e nutrientes. O tecido embrionário produz e libera um hormônio que entra no sangue materno, a gonadotrofina coriônica humana (hCG), avaliada nos testes de gravidez. No fim da terceira semana, já há produção suficiente de hCG para dar um teste positivo para a gravidez. Nesse estágio o embrião ainda tem o formato de uma lâmina e a cavidade amniótica e o saco vitelino começam a se desenvolver.

Quinta Semana
Quinta Semana

A quinta semana é o primeiro período de ausência da menstruação. Nessa semana ocorrem importantes transformações no embrião: o sistema nervoso começa a se formar, surgem os primeiros vasos sanguíneos, a veia umbilical e o coração primitivo, além da diferenciação dos tecidos que originarão as vértebras, costelas e músculos do bebê.

Sexta Semana
Sexta Semana

O período entre a sexta e a décima semana de gestação é considerado o mais delicado, pois é quando todos os órgãos começam a ser formados. Portanto, deve-se ter o maior cuidado com a exposição às substâncias e medicamentos teratogênicos – capazes de produzir algum dano no embrião ou feto.
No inicio da sexta semana, o embrião tem cerca de 6 milímetros de comprimento e passa por um dobramento, assumindo uma forma cilíndrica e encurvada, como um “C”. Essa curvatura característica na cabeça ocorre com o inicio da formação do encéfalo. Quase no fim da sexta semana já se pode ver os pequenos brotos que originarão os membros superiores e inferiores. Uma versão ainda simples de vários órgãos já está estabelecida, especialmente o sistema cardiovascular.

Sétima Semana
Sétima Semana

Nessa semana, o crescimento da cabeça é maior que o das outras regiões; sobretudo pelo rápido desenvolvimento do encéfalo e de outras regiões da face. Agora, os futuros braços já têm a forma de remos e as futuras pernas têm forma de nadadeiras.

Realizar Cálculo da Gestação em Semanas

Oitava a Décima Semana
Oitava a Décima Semana

Os membros superiores e inferiores continuam a se desenvolver, e já é possível ver a diferenciação dos cotovelos e inicio da formação das mãos. Com oito semanas, o embrião pode apresentar alguns movimentos espontâneos. Os olhos já estão evidentes e a orelha também está ganhando forma. O tronco e o pescoço estão mais retos e, em relação a eles, a cabeça é bem grande.

Já surgem os primeiros sinais de separação dos dedinhos das mãos. Nesse período os órgãos do sistema gastrointestinal estão se desenvolvendo, o fígado começa a secretar bile e a cavidade abdominal ainda é muito pequena para acomodar todo o intestino, por isso é normal uma parte dele entrar no cordão umbilical. Essa saída do intestino é chamada de hérnia umbilical.

Até o final da décima semana, o embrião já tem todas as características humanas. A cabeça ainda é proporcionalmente maior, os olhos são afastados e as orelhas estão em uma posição mais baixa, mas o pescoço já está estabelecido. Todas as regiões dos braços e pernas são aparentes e os dedos das mãos já estão separados. Já existem diferenças nos órgãos sexuais externos, mas ainda não são suficientes para a determinação sexual. As pálpebras estão se fechando. A partir de agora começam os primeiros movimentos propositais do embrião. Ele já está com cerca de 35 milímetros e pesa aproximadamente 100 miligramas. Nesse período inicia-se a ossificação e o fêmur, na coxa, é o primeiro a ter a cartilagem substituída por osso.

Décima Primeira a Décima Quarta Semana
Décima Primeira a Décima Quarta Semana

Nesse período ocorre a diferenciação do órgão sexual externo, que terá sua forma definida no final da 14ª semana. Os glóbulos vermelhos do sangue começam a ser produzidos pelo fígado e até o fim deste primeiro trimestre essa função passa a ser do baço. Os rins começam a secretar a urina que vai para o líquido amniótico e é deglutida pelo feto, enquanto os produtos de excreção passam para o sangue materno pela placenta. A hérnia umbilical desaparece na 13ª semana, pois a parte do intestino que ocupava parte do cordão umbilical agora se retorna para o abdome fetal. Os braços já têm quase seu tamanho final e as pernas e coxas ainda crescerão mais.

Décima Quinta a Décima Oitava Semana
Décima Quinta a Décima Oitava Semana

O principal deste período é o significativo crescimento do feto. Os membros inferiores se alongam, os olhos mudam para uma posição mais central na face e as orelhas também estão mais próximas de sua posição definitiva. No exame ultrassonográfico pode-se ver claramente os ossos e a genitália externa também pode ser reconhecida. O peso varia de 80 a 200 gramas.

Décima Nona a Vigésima Segunda Semana
Décima Nona a Vigésima Segunda Semana

Os movimentos fetais começam a ser percebidos pela mãe. Os órgãos internos já estão bem definidos e agora a pele está mudando. O corpo do feto está recoberto por finos pelos e por uma secreção gordurosa que protege toda a sua pele. O intestino começa a trabalhar e uma pequena quantidade de material sólido é acumulada, o mecônio. Estas serão as primeiras fezes do bebê quando nascer. O peso vai de 250 a 460 gramas.

Vigésima Terceira à Vigésima Sétima Semana
Vigésima Terceira à Vigésima Sétima Semana

A pele do feto é agora rosada, pois ainda é possível ver os capilares sanguíneos. As pálpebras que se fecharam na décima semana agora se abrem, começam os movimentos oculares rápidos e o feto já tem até o reflexo de piscar ao se assustar. Os pulmões ainda estão imaturos, mas já há a secreção de surfactante, uma substância essencial para os alvéolos pulmonares. O feto aumenta consideravelmente de peso, pesando aproximadamente um quilo. O peso vai de 500 a 900 gramas.

Realizar Cálculo da Gestação em Semanas

Vigésima oitava à Trigésima Semana
Vigésima oitava à Trigésima Semana

Nesse período os pulmões já são capazes de realizar as trocas gasosas e por isso, caso venha a nascer prematuro, o bebê já consegue sobreviver. O sistema nervoso também já está desenvolvido o suficiente para coordenar as funções respiratórias e de manutenção da temperatura. Há um aumento da gordura subcutânea e pele perde um pouco do seu tom avermelhado. Enfim, as células sanguíneas deixam de ser produzidas no baço e a medula óssea assume essa função. O peso vai de 1 a 1,3 quilos.

Trigésima segunda à trigésima sexta Semana
Trigésima Segunda à trigésima sexta Semana

A gordura corporal aumentou e agora as pernas e braços já estão firmes e cheinhos; a pele está mais lisa. O feto mede aproximadamente 45 centímetros e o peso vai de 1,7 a 2,5 quilos.

Trigésima sétima à quadragésima Semana
Trigésima sétima à quadragésima Semana

Agora, as circunferências da cabeça e do abdome são quase iguais. O crescimento o feto passa a ser mais lento; ele ganha cerca de 14 gramas de gordura por dia e já se orienta em relação à luz. O peso vai de 2,8 a 3,4 quilos. Ele está pronto para nascer!

Realizar Cálculo da Gestação em Semanas

Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook