Novidades sobre o Cromossoma Y
Pesquisa recente aponta que o fumo causa a diminuição deste cromossoma.

O cromossoma Y é quem determina o sexo masculino na hora da formação do embrião, quando o óvulo X é penetrado pelo espermatozoide Y.
O homem produz espermatozoides X e Y. Assim, quando o óvulo é penetrado pelo espermatozoide X, forma um embrião feminino.
O Y está presente em todas as células do corpo humano masculino, exceto no espermatozoide X.
Recente pesquisa descobriu que o fumo faz o homem destruir QUATRO VEZES MAIS o cromossoma Y nas células do corpo, aumentando as chances de cânceres, aumento da pressão e obesidade.
Outro dado importante é que o cromossomo Y está sofrendo microdeleções (perdendo pedaços). São fenômenos epigenéticos (o ambiente influenciando a genética) ligados ao ambiente, os hábitos e a hereditariedade.
Isso tem provocado infertilidade masculina porque impede a capacidade do espermatozoide penetrar o óvulo. A solução é a técnica ICSI (Injetar o espermatozoide no óvulo).
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.