Como engravidar naturalmente

Parece difícil, mas não é! Saiba como conseguir engravidar naturalmente.

Como engravidar naturalmente

Para que a mulher consiga alcançar a gestação, é necessário que seu sistema reprodutivo esteja em perfeito funcionamento, ou seja, deve haver harmonia entre ciclo menstrual e ovulação e a integridade do útero e trompas para garantir a liberação do óvulo, sua fertilização e a implantação embrionária.

O ciclo menstrual é determinado pelo desenvolvimento folicular, com intervalos que podem variar de 25 a 35 dias durante os anos reprodutivos. Nos extremos da vida reprodutiva, as variações de intensidade e fluxo do ciclo menstrual são comuns. No período de transição de menopausal, que são os anos que precedem a menopausa, a depleção folicular é a causadora dessas alterações.

A duração do ciclo menstrual está relacionada diretamente ao dia da ovulação. Em ciclos com duração de 25 dias, a ovulação ocorre por volta dos dias 10 à 12 ,enquanto que nos ciclos menstruais de 35 dias, ocorre 10 dias mais tarde. Para ocorrer a fertilização deve haver ovulação, assim é de suma importância saber identificar os prováveis dias em que ela acontece. A alteração do muco cervical e os testes ovulatórios encontrados em farmácias também são bons preditores ovulatórios. A medida da temperatura corporal não é um teste indicado para determinar ovulação.

Durante o período ovulatório, recomenda-se que o casal tenha, no mínimo, de 2 a 3 relações sexuais na semana, em dias alternados.

Mitos

Existem muitos mitos que regem a vida do casal que está tentando engravidar. Há vários hábitos e “ensinamentos” que são aprendidos ao longo da vida que nem sempre são benéficos e as vezes prejudicam o casal.

Lavar a vagina após a relação sexual, por exemplo, não evita gravidez. Assim como não pode ser utilizado como método contraceptivo a mulher que está tentando gestar não está proibida de fazê-lo. Os espermatozóides nadam a uma velocidade de 45km/h e chegam rapidamente às trompas. A lavagem vaginal não impede que isso ocorra.
O uso de absorventes internos, após a relação sexual, não impede os espermatozóides de “fugirem” e não deve ser utilizado.
A posição sexual não influencia na taxa de gestação. Manter as pernas elevadas após a relação ou o uso de almofadas também não aumentam as chances de gestar.
As pílulas anticoncepcionais não levam à infertilidade feminina e, quem as toma, não terá maior dificuldade de engravidar do que as pacientes que nunca utilizaram esse método.
Dentre tantos mitos, há algumas recomendações que são válidas e auxiliam sim na gestação. Além da orientação sobre o período ovulatório e o número de relações sexuais, sabe-se que dias de descanso e diminuição do estresse, adequação do peso corporal e parada do tabagismo são recomendações que devem ser seguidas para quem quer engravidar.

Enfim uma vida saudável sem excessos com atividade sexual regular (duas a três vezes por semana) são fundamentais para que a maioria dos casais consigam sua gestação num curto período de tempo. Caso isto não aconteça normalmente em prazo de nove meses a um ano, o casal deve passar por uma consulta médica com um especialista, para orientação sobre que medidas são necessárias para avaliação adequada.

  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Prof. Dr. Newton Busso

    Mestre e Doutor em Medicina, Autor do livro "Inducción de la Ovulaccion", Professor Assistente e Chefe da Clinica de Reprodução Assistida da Santa Casa de São Paulo, Presidente da Comissão Nacional especializada em Reprodução Humana da FEBRASGO, Membro da Câmara Técnica de Reprodução Humana e Técnicas de Reprodução Assistida do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

    Entre em contato com o Dr. Newton Busso
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo. É totalmente gratuito!

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook