Drenagem na gravidez: indicado ou proibido?
Saiba quais os benefícios da técnica que ajuda a diminuir os incômodos da gravidez

Muitas mudanças acontecem no corpo da mulher durante a gravidez: o corpo muda, incômodos aparecem e o inchaço aumenta gradativamente. Por isso, tudo que ajude a diminuir os contras do momento mágico e inesperado são validos. O que muitas mulheres desconhecem, grávidas ou não, são os benefícios que a drenagem linfática traz durante o este período. Segunda a fisioterapeuta Daiany Macedo, pós-graduada em Fisioterapia Hospitalar, a drenagem linfática na gravidez vai contribui na redução do desconforto das pernas, tornozelos e pés inchados, melhora a circulação sangüínea, reduz o risco de desenvolver varizes, proporcionando uma melhor qualidade de vida a grávida. Já no pós parto, a drenagem age eliminando o excesso de líquido no corpo da mãe, aumentando assim seu sistema de defesa.
Porem, uma duvida deve ter surgido: quando começar as sessões de drenagem linfática? "Ela é indicada a partir do terceiro mês de gestação, antes disso só com liberação médica, promovendo um bom relaxamento nas pernas e pés, ativando a circulação sanguínea e eliminando o excesso de líquido através da urina", explica a fisioterapeuta. Mas não são por causa dos inúmeros benefícios que a drenagem deve ser negligenciada, ‘e importante que lembrar que ela deve ser realizada por um profissional capacitado, estando a mulher grávida ou não, pois existem pontos estimulantes no corpo que podem provocar um parto prematuro.
Engana-se que pensa que a drenagem linfática dói. Pelo contrario, ela deve ser feita manualmente e como uma massagem leve. A sessões apenas são contra indicadas em caso de gravidez de risco, insuficiência renal, hipertensão descontrolada, trombose venosa profunda e doenças no sistema linfático. Restou alguma duvida dos inúmeros benefícios e importância da drenagem linfática durante a gravidez? Comente esta matéria!
- Tags do artigo: Gestação
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Lorena Pauferro
Jornalista formada pela Universidade Tiradentes (UNIT) , em Sergipe. Com especialização em Moda no Vancouver Community College (VCC) , Canadá.