Endometriose e Infertilidade - A doença da Mulher Moderna

"Só quero engravidar depois dos trinta anos e não uso pílula anticoncepcional porque é hormônio e faz mal."

Endometriose e Infertilidade - A doença da Mulher Moderna

Quase todos nós usamos a internet como fonte de informação para assuntos do nosso interesse.É frequente recebermos pacientes com uma imensa gama de informações retiradas da internet.

Em maio de 2011, fiquei curioso em saber se a prática clínica está pertinente com a frequência das publicações relacionadas em um famoso site de busca, quando o tema é infertilidade e endometriose (Tabela 1).

Parti então para uma pesquisa onde estabeleci alguns critérios para que fosse a mais objetiva e atual:

  • - A palavra pesquisada deveria estar no título da página;
  • - A publicação poderia estar em qualquer idioma e em qualquer formato;
  • - Deveria ter sido publicada no último ano 2010/2011.

Como comparativo pensei então usar duas patologias mais conhecidas pelas mulheres – mioma e Câncer de Mama.

Tabela 1 - Resultado da busca

Dados PesquisadosOcorrências
1.Infertilidade e Endometriose 151.000
2.Infertilidade 96.200
3.Ca de Mama 61.200
4.Mioma 58.900
5.Endometriose 57.600
Fonte: Dados pesquisados pelo autor em motores de busca. (Google 2011)
  • - Observamos que a relevância das publicações sobre as patologias mais conhecidas, câncer de mama e mioma (Tabela 1 – itens 3 e 4), foi semelhante às da endometriose (Tabela 1 – item 5).
  • - Quando o tema infertilidade e endometriose (Tabela 1 – item 1) foi pesquisado, a somatória das publicações foi muito superior a todas as outras.

Entretanto, se observarmos a prática clínica do ginecologista, entre as três patologias, há uma ênfase maior na busca pelo diagnóstico de miomas e câncer de mama.

É preciso lembrar que endometriose é muito frequente, sendo a maior causa de infertilidade em mulheres com mais de 30 anos. É frequente pacientes com estágios avançados, que já passaram por várias consultas, sem que fosse dado o diagnóstico.

Baseados que nos Estados Unidos, com uma população de 163 milhões de mulheres, existiam cerca de 17 milhões com endometriose. Se fizermos uma projeção para o mundo, 370 milhões de mulheres apresentam algum grau de endometriose.

Na minha opinião pessoal, o diagnóstico da endometriose pode ser clínico, se realizarmos uma detalhada anamnese e exame físico, associando a ultrassonografia transvaginal/transretal e a ressonância magnética. A cirurgia fica reservada para as correções em alguns casos.

Infelizmente, a maioria dos médicos não está treinada para diagnosticar a endometriose na fase inicial e, pior, deixa evoluir para agravar a doença.

Todas as situações que aumentam o refluxo de sangue para as tubas (trompas de falópio) como malformações do útero (arqueado, septado, duplo, miomas, pólipos etc), menstruação prolongada ou excessiva, abortos etc, podem induzir a endometriose.

Pacientes com endometriose, não raro, podem apresentar abortamentos. Tratar antes de engravidar diminui a incidência de abortos espontâneos.

As adolescentes devem ficar atentas se o fluxo menstrual apresenta coágulos ou durar mais de cinco dias, porque tem risco potencial de desenvolver endometriose.

Os resultados da Inseminação ou bebê de proveta ou ICSI poderão ter pouco sucesso se antes não tratar a endometriose.

Para finalizar, a endometriose é perfeitamente controlada se diagnosticada precocemente e, principalmente, pode ser facilmente prevenida se forem observados os sinais desde a adolescência.

Mesmo nos casos graves, a gestação não só é possível como é o melhor tratamento para a endometriose.

Para aquelas que não desejam a gestação, afastadas minuciosamente as contraindicações, orientadas por um médico, o anticoncepcional hormonal é a melhor indicação para prevenir e/ou tratar a endometriose.

  • Tags do artigo: Endometriose - Fertilidade e Infertilidade
  • Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!

    Nunca enviaremos SPAM!

  • Sobre o Autor

    Dr. Marco Cavalcanti

    Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.

    Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Gostou? Deixe seu comentário!
blog comments powered by Disqus

Você está diante da maior e mais completa ferramenta de apoio a famílias com dificuldades para ter filhos e casos de Endometriose.

Os testes e cálculos que você encontrará aqui foram desenvolvidos pelo especialista em ginecologia e obstetrícia Marco Cavalcanti, ao longo de anos de pesquisas, em busca da lógica matemática do raciocínio humano na área da infertilidade.

Escolha o teste que melhor pode auxilia-la!
Resultados em tempo Real! Totalmente gratuito.
Teste sua Fertilidade - Teste para Endometriose
Teste de Fertilidade
Endometriose e Cólica
fazer agora
Testar sua fertilidade - Caclular Ovulação
Calcular a sua data de Ovulação
fazer agora
Calcular a Reserva de Óvulos
Calcular a sua Reserva de Óvulos
fazer agora
Calculadora da gravidez - Idade gestacional em semanas
Cálculo da Gestação em Semanas
fazer agora
Calculadora da gravidez - Provavel data do nascimento do seu filho
Calcular a possível Data do seu Parto
fazer agora
Calculadora da provavel data da Menopausa - Com que idade vem a menopausa
Calcular a possível Menopausa
fazer agora

Você é médico? Deseja ser referenciado para pessoas que sonham em engravidar e não estão conseguindo? Você tem experiência para tratar endometriose em pessoas que sofrem de dores antes, durante e após a menstruação? Aqui você terá a oportunidade de ser visto por milhões de casais que não conseguem acesso a um especialista na área de Reprodução Humana. Poderá contribuir para diminuir o sofrimento e o desperdício de tempo precioso para iniciar o tratamento.

Empresa? Produz algo que esteja relacionado à infertilidade, endometriose, ovulação, menopausa, gestantes, lactantes e lactentes? Aqui tua empresa estará visível para nossos visitantes.

O Vídeo abaixo mostra como tudo começou e como usar o Teste de Fertilidade
Tenho interesse em anunciar - Contato Comercial

Se você tem interesse comercial e deseja anunciar clique acima!

Smartphones
Faça o Download do nosso aplicativo.

ATENÇÃO!O Aplicativo necessita de conexão com a internet para funcionar corretamente!.
Facebook