O Começo...
Em 1985, época da reserva de mercado da informática, chegavam ao Brasil os primeiros microcomputadores, como eram conhecidos, para serem comercializados em escala industrial com o propósito de torná-los domésticos e acessíveis.
Dentre os primeiros usuários estava Marco Cavalcanti, Médico Ginecologista, que relembra somente ser possível adquirir o micro com a ajuda de um funcionário de uma estatal, porque o governo abriu financiamento para funcionários públicos federais.
De imediato instalou no próprio consultório o seu Unitron – Ap II, dois floppy disk uma tv Phillips 17”, preto e branco, adaptada para monitor e uma impressora Mônica. Foi o primeiro profissional a informatizar seu consultório, usando um banco de dados PFS e um editor de texto Magic Windows.
"Eu tinha um desejo quando criei este site:
Ajudar milhões de pessoas que sofrem de infertilidade e dores menstruais por endometriose. A maioria ou não encontra o profissional ideal ou chega tarde demais, desperdiçando sonhos. Os testes aqui oferecidos gratuitamente são confiáveis e criei decifrando a lógica matemática do meu raciocínio."

Logo no primeiro ano já tinha todo o consultório informatizado com cadastros relatórios, receitas e percebeu que poderia usar o programa para dar diagnósticos médicos. Os campos do banco de dados eram alimentados com sintomas e sinais de doenças que eram arquivadas e depois acessadas, digitando o que os pacientes referiam.
No início da década de noventa, começou a pensar como o raciocínio humano utilizava as informações para processar uma resposta ou conclusão. Imaginou que poderia colocar esse raciocínio em um computador, caso decifrasse a lógica matemática de cada variável que a mente humana poderia processar para emitir um parecer.
Na mesma década conheceu um estudante de engenharia biomédica que estudava em outro estado, a quase 800 km de distância, e que já havia tentado, sem sucesso, concluir sua dissertação de mestrado com o auxílio de dois profissionais médicos experientes na área de infertilidade. O tema versava sobre Inteligência Artificial e ele precisava de alguém que decifrasse a lógica matemática das regras que ensinariam o computador a diagnosticar.
"Foi um encontro arquitetado pelo destino. Conversamos e resolvi aceitar o desafio de desvendar e sistematizar a lógica para ser colocada num programa de computador. Levei dois a três anos e entendi como cada variável era julgada matematicamente pelo meu cérebro. Entreguei ao mestrando e, além de orientador, tive a honra de participar da defesa da tese que foi laureada com um “Dez com Louvor”, afirma o médico Marco Cavalcanti.
Doutor Marco Cavalcanti vislumbrou que poderia ajudar milhões de casais em todo o mundo e resolveu aprimorar o software através dos dados da anamnese e do exame físico. Desenhou um trabalho científico que, através de um estudo multicêntrico envolvendo Brasil, Estados Unidos e Chile, conclui que a acurácia da ferramenta era igual à de um disciplinado especialista em reprodução humana.
O estudo foi escolhido para concorrer ao maior prêmio da reprodução humana no Brasil.
Quase uma década e meia após, Marco Cavalcanti resolveu desenvolver um software para a internet que não necessitasse do exame físico e passou a decifrar regras mais precisas só utilizando a anamnese. A ideia era ajudar o internauta a ter acesso a uma informação precisa em qualquer parte do mundo e rapidamente encontrar um profissional, na sua cidade ou próximo, que pudesse tratar precocemente as causas da infertilidade, porque havia uma demora e sofrimento de vários anos até o casal encontrar ajuda especializada.