A Gestação do Ser Humano - Parte III
Conheça como você foi formado. Essa é a terceira de uma série de três publicações para que você saiba, em detalhes, o desenvolvimento do embrião ao feto durante a gestação.

Décima Nona a Vigésima Segunda Semana
Os movimentos fetais começam a ser percebidos pela mãe. Os órgãos internos já estão bem definidos e agora a pele está mudando. O corpo do feto está recoberto por finos pelos e por uma secreção gordurosa que protege toda a sua pele. O intestino começa a trabalhar e uma pequena quantidade de material sólido é acumulada, o mecônio. Estas serão as primeiras fezes do bebê quando nascer. O peso vai de 250 a 460 gramas.
Vigésima Terceira à Vigésima Sétima Semana
A pele do feto é agora rosada, pois ainda é possível ver os capilares sanguíneos. As pálpebras que se fecharam na décima semana agora se abrem, começam os movimentos oculares rápidos e o feto já tem até o reflexo de piscar ao se assustar. Os pulmões ainda estão imaturos, mas já há a secreção de surfactante, uma substância essencial para os alvéolos pulmonares. O feto aumenta consideravelmente de peso, pesando aproximadamente um quilo. O peso vai de 500 a 900 gramas.
Vigésima oitava à Trigésima Semana
NNesse período os pulmões já são capazes de realizar as trocas gasosas e por isso, caso venha a nascer prematuro, o bebê já consegue sobreviver. O sistema nervoso também já está desenvolvido o suficiente para coordenar as funções respiratórias e de manutenção da temperatura. Há um aumento da gordura subcutânea e pele perde um pouco do seu tom avermelhado. Enfim, as células sanguíneas deixam de ser produzidas no baço e a medula óssea assume essa função. O peso vai de 1 a 1,3 quilos.
Trigésima segunda à trigésima sexta Semana
A gordura corporal aumentou e agora as pernas e braços já estão firmes e cheinhos; a pele está mais lisa. O feto mede aproximadamente 45 centímetros e o peso vai de 1,7 a 2,5 quilos.
Trigésima sétima à quadragésima Semana
Agora, as circunferências da cabeça e do abdome são quase iguais. O crescimento o feto passa a ser mais lento; ele ganha cerca de 14 gramas de gordura por dia e já se orienta em relação à luz. O peso vai de 2,8 a 3,4 quilos. Ele está pronto para nascer!
Seja muito bem vindo(a)!
- Tags do artigo: Gestação
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.