Vômitos e Azia na Gestação

Nos primeiros três meses nunca deixe de comer leve antes de deitar. Procure algo de fácil digestão, mas que contenha carboidratos.
O jejum prolongado do jantar ao café da manhã, provoca hipoglicemia e, por isso, náuseas e vômitos matinais. Então, fazer um lanche antes de deitar evita a hipoglicemia.
As náuseas e vômitos matinais impedem alimentar-se e pioram a hipoglicemia, causando mais vômitos e desidratação, que pioram as náuseas e vômitos para estabelecer a hiperêmese gravídica (excesso de vômitos), a qual requer internarão para soro parenteral (hidratação pela veia).
Ao longo da gestação, o aumento do volume do útero provoca uma compressão no estômago que leva ao refluxo gastro-esofágico (acidez do estômago para o esôfago), causando a terrível esofagite de refluxo gravídica, traduzida por intenso ardor, queimor e dor na região logo acima ao estômago e próxima ao coração, muitas vezes confundindo com palpitações e/ou dor precordial (cardíaca).
Dormir com travesseiros elevados e do lado esquerdo ajuda a diminuir o refluxo. Tomar água antes de deitar e ao acordar também combatem a irritação no estômago e esôfago.
Algumas mulheres devem retirar a lactose porque pode aumentar o refluxo.
Frituras? Jamais!
Comidas ácidas? Também não e café nem pensar!
O médico prescreve remédios, mas tua nutricionista pode orientar uma dieta melhor.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.