Como eu trato a endometriose
Aqui explico como oriento meus pacientes a vencerem a endometriose

Iniciei meu interesse e experiência com o tratamento da endometriose em 1983. Já são 33 anos tratando mulheres e inúmeros cursos e palestras entre o Brasil e Estados Unidos.
Durante quase 25 dos 35 anos da minha carreira médica usei a cirurgia laparoscópica para tratar a endometriose. Há dez ano não uso mais.
O melhor tratamento é a gestação. Mas inúmeras mulheres com endometriose têm exatamente dificuldade para engravidar ou não desejam. O desafio está posto.
Existem outras medidas além do tratamento medicamentoso que prescrevemos para combater a endometriose e o seu efeito inflamatório que compromete, dentre outras coisas, a qualidade do óvulo dando como consequência a dificuldade para engravidar, o abortamento precoce e o insucesso do tratamento.
Uma medida importante que você deve tomar de agora por diante é evitar que na tua dieta tenha substâncias que aumentem os efeitos inflamatórios e a produção de radicais livres.
Observe que a tua disciplina terá um impacto positivo no resultado do tratamento. Ao contrário, não conseguiremos o melhor resultado no final.
A primeira atitude que você deve tomar é diminuir ao máximo ou mesmo abolir o consumo de açúcar industrializado, que é causa de aumento de radicais livres. Use as seguintes fontes de carboidratos: frutas; arroz integral; pães, bolos, massas e bolachas feitos com farinha integral; inhame, macaxeira e batata-doce.
Substitua gordura trans e saturada por azeite virgem e ômega três.
Evite carne vermelha. Prefira peixe ou frango com legumes no vapor ou grelhado (dieta do mediterrâneo), harmonize com azeite virgem e pimenta do reino. Vai ficar uma delicia.
Outra atitude importante é evitar prisão de ventre. Então use muita fibra e bastante água. Use 8 copos de líquido por dia. Começa um em jejum e termine com outro ao deitar. Dê preferência à água no primeiro e ultimo líquidos do dia.
Caminhe 40 minutos três vezes por semana ou faça 20 minutos de esteira e mais vinte de musculação leve a moderada. Não faça corridas ou exercícios diários de alta intensidade porque aumenta a produção de radicais livres.
Vamos fazer com que teu IMC (Índice de Massa Corporal) fique abaixo de 27, sendo ideal que fique entre 17 e 25. Veja aqui no site www.testedefertilidade.com.br | www.fertilitycheckonline.com, faça e acompanhe teu IMC semanal. Imprima ou anote todos os resultados. Assine a newsletter para receber artigos e dicas importantes para a saúde.
Se você deseja engravidar e tem menos de 30 anos, tubas - trompas normais e o marido tem espermograma normal, minha orientação é tratar durante nove meses e só depois liberar para engravidar.
Se você deseja engravidar e tem mais de 30 anos, independente de ter tubas - trompas normais e o marido tem espermograma normal, minha orientação é tratar durante três meses e partir para fertilização in-vitro.
Após a gestação é importantíssimo amamentar por pelo menos um ano. Vai produzir amenorréia (ausência da menstruação) e consumir a energia acumulada na gestação em forma de gordura. Depois da amamentação ou mesmo durante ela, o uso de anticoncepcionais específicos é fundamental.
Se você não deseja engravidar, independente da idade e, claro, até a menopausa, oriento um tratamento específico por nove meses a um ano e depois o uso de anticoncepcionais, caso não tenha contraindicações. O tratamento específico só um médico poderá prescrever
A disciplina e perseverança são fundamentais para o sucesso do tratamento.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.