Engravidar após os 30 anos
Quais os RISCOS e BENEFÍCIOS?

O humano, mulher, nasceu para engravidar aos 9, 10, 11, 12, 13 anos, época da primeira menstruação da maioria. Por essa época ela tem em seus ovários uma quantidade que varia de 800.000, para mais jovem, até 500.000 para a mais velha.
Você, mulher moderna, deve estar assustada com isso que afirmei acima. Mas tenha certeza que, quando uma mulher resolve engravidar após os 30 anos, ela está atrasada cerca de 20 anos. E para você ficar mais informada, no início do século XX, as mulheres engravidavam entre 12 e 15 anos porque tinham ficado mocinha (1ª menstruação) e já podiam casar.
Os valores e os costumes mudam, não é verdade?
Você sabia que do século XIX pra cá a expectativa média de vida quase triplicou e isso devemos à medicina?
Aqui tudo começou:
Louis Pasteur em 1864 descobriu a pasteurização que elimina micro-organismos dos alimentos.
Alexander Fleming em 1928 descobriu o primeiro antibiótico, a penicilina.
Bem, os fanáticos por antioxidantes, cuja descoberta foi em 1900, devem estar criticando porque não os citei. A reposta é porque estudos recentes estão questionando a ação de proteção contra o envelhecimento e, pior, alguns estudos estão demonstrando que pode piorar. Ao final desse artigo eu sugiro a leitura de um deles.
Bem, vamos voltar ao assunto principal do meu artigo.
Você sabe o que significa primeira menstruação? Significa que a mulher que menstruou é porque ovulou 14 dias atrás. Então, se ovulou é porque estava pronta para procriar.
Quando você resolve engravidar após os 30 anos. tem que saber alguns detalhes:
1º A chance de engravidar entre 20 e 30 anos cai para em torno de 25 para 20% por cada mês de tentativa.
2º Dos 30 aos 40 anos cai em torno de 20 para 5% por cada mês de tentativa.
3º A reserva ovariano cai em torno de 600 mil, na época da primeira menstruação, para 20 mil aos 40 anos.
4º Mulheres que não engravidaram antes dos 30 anos ou que não inibiram a menstruação nesse período, podem triplicar ou quadruplicar a chance de desenvolverem endometriose.
Muitas mulheres com endometriose não são diagnosticadas precocemente ou tratadas inadequadamente... Isso traz sérias consequências.
Os sintomas das potenciais desenvolvedoras da endometriose podem iniciar ainda na adolescência, com quadro de cólica menstrual intensa muitas vezes incapacitante.
Recomendo você entrar nesse link para saber mais.
Para concluir, os benefícios de engravidar após os 30 anos estão mais ligados à fatores socioculturais, porque é após os 30 anos que a maioria das mulheres conclui sua formação profissional e independência.
Se não preservar sua fertilidade, protegendo seu aparelho reprodutor contra infecções e endometriose, e, como alternativa, congelar seus óvulos em clínicas de Reprodução Assistida, a chance de engravidar estará altamente comprometida.
Estudo sobre antioxidantes.-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.