A maior aliada da tua saúde
A Inteligência Artificial!

Milhões de mulheres e homens ficam à margem do atendimento médico ideal.
Impossibilitadas de serem assistidas, as pessoas continuam suas vidas sem a proteção que a evolução da ciência médica oferece.
Somente pessoas aquinhoadas conseguem pagar um especialista. Assim, os menos afortunados buscam a medicina de grupo que transformou o paciente em um número que o médico precisa atingir para poder pagar as despesas de um consultório privado ou alugado.
A operadora de plano de saúde aumenta o número de associados para aumentar sua receita, mas há um visível desequilíbrio entre a procura e oferta de vagas para consultas que, muitas vezes, demora meses para atendimento.
Os medicos aumentam o número de consultas para equilibrar suas receitas e despesas.
Assim o tempo ideal para um atendimento é reduzido à 1/4, para que o médico possa atender 4 pacientes e alcançar uma remuneração próxima da metade de um particular.
É desumano para ambos, porque isso gera assistência muito abaixo da ideal e aumenta os erros.
A economia mais desenvolvida no mundo, os Estados Unidos, apresentou um último relatório onde mostra que a terceira maior causa de morte é o erro médico - publicado pelo Jonhs Hopkins University School of Medicine e British Medical Journal.
Não podemos continuar fechando os olhos para essa realidade cruel que atinge, principalmente, os mais pobres.
A Inteligência Artificial ajudando o médico a receber os pacientes, já com os dados colhidos, processados e analisados com a emissão de hipóteses diagnósticas farão com que o profissional se debruce sobre o tratamento, que é o que o paciente deseja e precisa.
Há um temor equivocado do profissional médico que a Inteligência artificial o substitua. Mas não é isso que ele deveria enxergar e sim a otimização do tempo que ele não tem para colher todos os dados.
É comum pacientes portadoras de doenças graves subclínicas (iniciais, assintomáticas, inaparente) que buscam médicos com outras doenças e não investiga o todo.
Imaginem vocês se todos os exames de sangue fossem realizados como foram idealizados no começo. Haveria um fila, um acúmulo, um atraso nos laudos, caso não fossem analisados com os algoritmos da Inteligência Artificial como ocorre hoje: Análise e laudos quase imediatos!
A Inteligência Artificial (IA) não é uma concorrente do ser humano... É uma aliada!
Apesar de um software de IA da Espanha reivindicar recentemente a autoria da primeira Inteligência Artificial como diagnóstico médico comprovada por uma avaliação científica, eu informei que em novembro de 1998 eu apresentei à comunidade científica a PRIMEIRA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DA INFERTILIDADE.
Recentemente emprestei meu conhecimento em IA para desenvolver três aplicativos médicos.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.