A Reconstrução, por um sonho
O que fazer quando o sonho de ser mãe é impossibilitado por um útero deformado por miomas, as tubas (trompas) não funcionam corretamente e os ovários inacessíveis?

Essa foi uma pergunta que tive que responder à uma paciente, 35 anos, que foi ao meu consultório há cerca de dois anos atrás.
O primeiro desafio foi conquistar sua confiança, recheada de desejos frustrados e de medos erguidos pelo tempo, que "negava-lhe" o direito de ser mãe e consumia suas esperanças devido à idade.
Não ouviria de mim: Em breve você poderá estar grávida!
Havia um longo caminho a percorrer e enormes barreiras para transpor.
Testemunhei reclamações pela demora, frustrações por mais desafios que surgiam durante nossa jornada e o terrível fantasma da notícia de que não conseguiríamos.
Seus miomas eram tão ameaçadores que, além de deformarem completamente a arquitetura uterina, impediam que acessássemos os ovários para a retirada dos óvulos durante o processo da fertilização invitro (bebê de proveta).
Para complicar mais ainda, diagnosticamos endometriose.
Minha proposta foi tratarmos primeiro a endometriose durante nove meses, depois fazer uma complexa cirurgia para retirada dos miomas, reconstruir o útero e deixar os ovários acessíveis, para colher os óvulos que programei exatamente no primeiro ciclo menstrual, logo após a cirurgia.
Pela tática que estabeleci, levaríamos exatamente onze meses até a fertilização invitro... Mas não contávamos com a burocracia que apresentou-se como o sexto obstáculo dentre os já conhecidos:
- 1º - os miomas;
- 2º - a endometriose;
- 3º - o desbloqueio dos ovários;
- 4º - a cirurgia reconstrutiva;
- 5º - a fertilização invitro;
- 6º - a burocracia.
Haveria mais um que eu só descobriria durante a cirurgia: O sétimo!
O qual passarei a apresentar agora:
Os dois maiores miomas ocupavam o fundo uterino e eu teria que fazer a reconstrução plástica deixando um mioma para reforçar o fundo uterino. Porque, caso eu retirasse os dois, a parede do fundo uterino ficaria frágil e correríamos o risco de rotura do útero durante a desejada gestação.
Exceto a burocracia, tudo ocorreu como planejei e, na primeira tentativa da fertilização, o SONHO MATERIALIZOU!
A gestação está evoluindo!
Como não poderia deixar de ser, nossa alegria é ENORME!
Um ou uma bebê de 10 semanas está à caminho... Com a reconstrução, o sonho materializou.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.