Conselho para grávidas sobre Zika Vírus
Os cuidados com o combate e a prevenção ao mosquito Aedes Aegyptis devem ser redobrados estando ou não grávida.

Apesar das evidências, não há dados suficientes para confirmar que o Zika como causa da microcefalia. É possível que algum fator individual ou um conjunto de fatores facilite o aparecimento da microcefalia. Até não sabermos exatamente o que está acontecendo, o ideal é a total atenção com o combate ao mosquito e a prevenção da picada.
Com a claridade os mosquitos procuram locais escuros. Mas o aedes aegyptis tem uma particularidade: gosta de atacar na claridade, principalmente pela manhã cedo e ao entardecer. Prefere atacar as pernas, mas pode picar qualquer área.
Redobrar a atenção
Os elevadores são um perigo porque circulam todas as pessoas e a presença do Aedes Egiptys é frequente em elevadores de locais endêmicos.
O conselho é evitar os ambientes do mosquito e usar repelente sobre a pele exposta e sobre as roupas (não precisa na pele coberta por roupa) em locais que seja impossível evitar. Usar calça e camisas de manga comprida para sair e meia para encobrir o tornozelo e a parte descoberta. Dê preferência às roupas claras porque as escuras atraem os mosquitos.
Evite mesas de cantos em restaurantes. Solicite que o local borrife em baixo das mesas com substâncias inodoras e seguras. Por segurança leve repelente.
Sabemos que portas e janelas fechadas produz calor para os habitantes. Mas temos algumas dicas. Mantenha o ambiente interno isolado e, de preferência, climatizado. Uma dica é fechar todas as janelas e portas externas, ligar os ares dos quartos com as portas abertas. Ligar quando chegar em casa. Vai climatizar tudo caso não tenha ar condicionado na sala. Se não tem ar condicionado, use ventiladores.
Se já teve a Zika, você está imune.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.