Influência da idade e como preservar a Fertilidade
Texto retirado do Ebook "As Causas da Infertilidade e os Principais Tratamentos". Escrito pelo Dr. Marco Cavalcanti com a colaboração dos Doutores: Newton Busso (BRA), Juergen Eisermann (USA) , Lourivaldo Rodrigues (BRA)

Quando menstrua pela primeira vez (menarca) a mulher acabou de experimentar a primeira ovulação 14 dias antes e tem em torno de 600 mil óvulos para usar até a menopausa. Mas desde que era feto, em torno do quinto mês, tinha entre 7 e 20 milhões de óvulos. Ou seja, a perda de óvulos é intensa. Podemos especular que, entre 20 e 40 anos, a chance de engravidar com uma relação no período da ovulação cai de 60 para 5.
Então, as mulheres que não pretendem engravidar até os 30 anos têm a opção de congelar seus óvulos, mantendo a mesma chance de engravidar até os cinquenta anos ou mais.
É fato – a maioria das mulheres de hoje que está no mercado de trabalho adia a gravidez por um único motivo: a carreira vem em primeiro lugar! Não há tempo para relacionamentos pessoais sérios, não há tempo para crianças em seu caminho até a escada do sucesso empresarial ... família é secundário e ter seus próprios filhos agora simplesmente não é um compromisso em sua agenda lotada.
É de fácil conhecimento que, com a diminuição dos óvulos restantes ao longo do tempo, a sua qualidade também diminui. Assim como criamos rugas, nossos ossos se tornam mais finos e nossa visão diminui, a capacidade que óvulo possuí de transmissão de seus cromossomos diminui a partir do início dos 30 anos, e vai deteriorando rapidamente após os 36 anos idade.
Há poucos anos atrás isso só era possível até os 35 anos.
Modernas tecnologias médicas de reprodução podem ajudar e, cada vez mais, os resultados da fertilização invitro está proporcionando chances semelhantes de sucesso até 38 anos.
Algumas clínicas de renome internacional já oferecem ótimas chances até 42 anos, levando em conta que a gestação espontânea após os 40 anos é em torno de 5% e aos 20 anos chega a 60%.
Recentemente, com o avanço da vitrificação dos óvulos, é possível congelar seus óvulos, enquanto você ainda é jovem, para reduzir significativamente o estresse para encontrar o seu parceiro ideal, quando você estiver pronta para formar uma família. Não há necessidade de pressioná-lo a ter filhos de imediato! Não há necessidade de se preocupar em acabar submetendo-se à tratamentos de infertilidade frustrantes e culpando-se por não ter tido filhos mais cedo.
Através da técnica de grande sucesso de vitrificação, óvulos maduros recuperados de seus ovários após um breve curso de estimulação de hormônios, podem ser congelados com segurança e preservados em nitrogênio líquido durante o tempo necessário.
Como 7 de 10 óvulos, em média, congelados vão sobreviver ao processo de criopreservação, tudo o que precisamos para proporcionar uma grande chance de gravidez são 6 a 7 óvulos maduros , se eles foram obtidos a partir de mulheres com menos de 30 anos de idade, 8 a 10 para mulheres entre os 31 e 35 anos. Acima dos 36 de idade, este conceito perde o seu potencial de forma gradual, à medida que são confrontados com óvulos menos disponíveis, além de terem a sua qualidade reduzida.
Como tudo na vida, um estilo de vida saudável e o consumo de nutrientes de qualidade melhoram a nossa longevidade, simplesmente por meio do fortalecimento do nosso metabolismo. O mesmo pode ser dito para a fertilidade. Nós aconselhamos todos os nossos pacientes a ajustar seu estilo de vida adequadamente.
Medidas preventivas, como a preservação da fertilidade através de vitrificação de óvulos, podem ser uma maneira segura e econômica para “parar” o seu relógio reprodutivo, enquanto você tem outras prioridades em sua vida. Pergunte ao seu especialista em fertilidade ou entre em contato com um de nossos Profissionais Parceiros para obter informações mais detalhadas.
Clique aqui e calcule a sua Reserva de Óvulos...
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!