Nutrição e Candidíase
A Candidíase trata-se de uma infecção na mucosa vaginal ocasionada pelos fungos do gênero Candida, em especial a Candida albicans.

Esses fungos fazem parte do nosso trato gastrointestinal, que em algumas condições (estresse, níveis elevados de glicose, desequilíbrio da flora intestinal e vaginal) pode favorecer o crescimento desordenado desses fungos, surgindo assim a candidíase.
Dentre as condições que predispõe o aparecimento da candidíase, destaco primeiramente o desequilíbrio da flora intestinal. Situações que perturbam o equilíbrio da sua composição (quadros intensos de diarreia, constipação crônica, uso de antibióticos), podem favorecer a redução dos microorganismos benéficos e aumentar o crescimento de espécies patogênicas (espécies que podem causar doenças) e é nesse ambiente que a candidíase pode surgir.
Outra condição bastante frequente é em mulheres com Diabetes mellitus, pois a glicose funciona como substrato, ou seja, “alimento” para o fungo, favorecendo sua multiplicação, sendo bastante frequente as mulheres relatarem piora dos sintomas (coceira, ardor, corrimento) da candidíase quando os níveis de glicose não estão equilibrados.
E como a nutrição pode nos ajudar?
1. Manutenção de um intestino saudável.
Jamais esqueça da hidratação adequada, pois a hidratação inadequada compromete o trânsito intestinal; O consumo de iogurtes e leite fermentado, fontes de probióticos (microorganismos benéficos, que habitam nosso trato gastrointestinal), pode trazer benefícios dentro do contexto de uma alimentação equilibrada. Porém, em alguns casos, sua suplementação pode ser indicada pelo seu nutricionista de forma individualizada.
2. Controle dos níveis de glicose.
Invista no consumo de raízes (inhame, macaxeira, batata-doce), pois possuem quantidades interessantes de fibras solúveis (que formam um gel no estômago, regulando a absorção da glicose). Evite todo e qualquer consumo excessivo!
No caso de possuir Diabetes mellitus, procure seu nutricionista para conferir um melhor controle glicêmico.
Vale lembrar também o controle das emoções, haja vista que distúrbios emocionais podem comprometer nosso sistema imunológico, predispondo também a candidíase. E jamais esqueça de seguir a risca o tratamento direcionado pelo seu ginecologista.
Até mais leitoras, abraços!
- Tags do artigo: Prevenção
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre a Autora
Samara Bomfim
Nutricionista CRN AL - 15190
Mestranda em Nutrição - UFAL
Pós graduanda em Nutrição Clínica Avançada e Fitoterapia - CESMAC