O Especialista Responde com a Dra. Dorodina Correia
A entrevistada de hoje é a Dra. Dorodina Correia, Médica Ginecologista, Pós Graduada em Reprodução Humana Assistida

Esta é a terceira de uma série de entrevistas com conceituados especialistas em Reprodução Humana, realizada pelo Teste de Fertilidade | Fertility Check Online.
Conversando com a Doutora Dorodina Correia
Teste de Fertilidade: Olá Doutora Dorodina, obrigado por compartilhar sua experiência com o Teste de Fertilidade (Fertility Check Online). A nossa primeira pergunta de hoje foi enviada por uma das nossas leitoras:
Leitora: Tenho 36 anos e meu marido fez vasectomia, há 5 anos, e hoje nós decidimos ter outro filho novamente. Ainda existe alguma chance de termos um filho?
Dra. Dorodina Correia: Tem chances sim. Acho que vocês podem tentar a reversão da vasectomia, se não existir um fator de Infertilidade feminina. As chances de sucesso na reversão de quatro a nove anos, são boas. De qualquer maneira deverá conversar com um especialista para analisar o casal.
Teste de Fertilidade: Qual conselho a senhora daria a um paciente que não tem condições, no momento, de arcar com o tratamento de reprodução assistida?
Dra. Dorodina Correia: Orientaria procurar um serviço gratuito para verificar as possibilidades e o tempo de espera e, na medida do possível, tentar capitalisar para o tratamento. Faria o possível também para que realizasse o tratamento com menor custo no meu serviço.
Teste de Fertilidade: Quanto a seguinte afirmação "A indicação de outro paciente é o que mais traz pacientes para meu consultório." - você concorda?
Dra. Dorodina Correia: Acho que sim. Quando os pacientes indicam, é sinal de confiança no serviço e no trabalho do profissional. Também indicam muito quando tem bons resultados nos tratamentos.
Teste de Fertilidade: Nos conte, com detalhes, a história de um caso de sucesso que considera como o maior desafio da tua carreira.
Dra. Dorodina Correia: Paciente 34 anos, 5 abortos, sem condiçoes financeiras para maiores investigaçoes.
Realizado pesquisa básica de trombofilias, negativa. Realizei injúria endometrial e tratei endometrite cronica, alem de suporte nutricional. Paciente engravidou naturalmente e está com bebê em casa.
Teste de Fertilidade: Resuma em poucas palavras como você definiria a profissão que abraçou e o que diria para o paciente que o procura para enfrentar um tratamento da infertilidade.
Dra. Dorodina Correia: Eu adoro o que faço, e já era uma paixão a ginecologia e dai trabalhar com Reprodução Humana Assistida foi a concretizaçao de um desejo e também a vontade de ajudar os casais. Minha região não tinha especialista. Trabalho nesta especialidade principalmente por que gosto de tudo que diz respeito a ela. Digo para os casais que é importante a busca da realizaçao dos sonhos e que precisamos conhecer a causa da infertilidade, para podermos indicar um tratamento que mais eleve as chances de gravidez. É necessário que o casal entenda o diagnóstico e o tratamento e as possibilidades de sucesso de cada um. Digo ainda que o sucesso chega para aquele que acredita e persiste.
Entrevistada de hoje
Dra. Dorodina Sousa Filha Correia Santos
CRM 12.157 - Ba. Médica Ginecologista, Pós Graduada em Reprodução Humana Assistida - Projeto Alfa/Instituto de Ensino e Pesquisa - São Paulo. Membro da SBRH/SBRA/ ESRHE, habilitaçao em Ultrassonografia - CBR. Diretora Técnica da Clinica Humana - Centro de Medicina Reprodutiva de Vitória da Conquista.
- Tags do artigo: Fertilidade e Infertilidade - O Especialista Responde
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!