O que é e quais são os sintomas da Menopausa
Em torno dos 50 anos, as mulheres já começam a esperar a Menopausa que é o momento exato que mulher para de menstruar.

A Menopausa não é uma enfermidade e sim, uma situação fisiológica onde ocorre a redução na concentração de estrógenos. Da mesma forma que vem a menarca, a primeira menstruação, virá a menopausa, a última menstruação. "Alívio" para algumas e início de alguns sinais e sintomas para outras e a mudança de estilo de vida também é um fator importante tanto para se preparar para menopausa como também para enfrentá-la.
Antes da menopausa e após ela, existe um período chamado Climatério. É um período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa é um fato que ocorre durante o climatério.
No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, começando mais curtos, depois mais alongados, até cessarem por completo. A depender da etnia, a menopausa ocorre, em média, entre 48 e 55 anos (mais ou menos 50 anos). O climatério tem início perto dos 40 anos e se estende até os 60 anos ou mais.
Aqui no nosso site você encontrará uma Calculadora da possível chegada à Menopausa - clique aqui e saiba mais
Principais Sintomas
Início de fogachos, irritabilidade, insônia, impaciência, cefaleia, alterações ósseas, memória e concentração comprometidas, alterações na pele, entre outros sintomas sinalizam essa fase da vida onde a intensidade e surgimento variam muito entre as mulheres. Tudo isso está relacionado pela disfunção hormonal que além dos desconfortos citados ainda podem potencializar a perda de massa óssea, acelerar o envelhecimento, aumento do risco cardíaco, da resistência à insulina e da gordura abdominal.
Seria melhor ter nascido homem? Convivendo com a Menopausa
Transforma-se fácil essa pergunta em afirmação quem não busca melhorias para os seus sintomas e quem pouco se importa em prevenir agravos que podem surgir na segunda metade do século de vida. Desde já indico tanto para aquelas que já chegaram nessa fase como também as de ainda poucas décadas buscarem qualidade de vida através bons hábitos alimentares, exercício físico e uma vida menos estressante.
Manter uma alimentação saudável e realizar exercício físico estão entre as recomendações para enfrentar a menopausa. Buscar durante a vida manter uma massa óssea preservada através de uma alimentação rica em vitamina D e cálcio, associado a exercícios físicos, garantem menos riscos de osteoporose nessa fase. Aumentar a ingestão de fontes de magnésio previne alterações de humor e insônia; aumentar a ingestão de antioxidantes, de fibras e de probióticos fortalecem a saúde imunológica e intestinal.
Não realizar dietas radicais, não ficar em jejuns prolongados e não pular o café da manhã previne manutenção de cortisol elevado que traz prejuízos para seu humor, imunidade, prejudica a síntese de colágeno e ainda pode te dar centímetros a mais no abdômen. Já se sabe que gordura visceral com o tempo vem acompanhado de Diabetes e riscos cardiovasculares.
Se anda com sintomas intensos, além das recomendações acima, procure evitar álcool, cafeína, alimentos condimentados que os fogachos podem aumentar. Melhore sempre suas vias de detoxificação e associe com a ingestão de ômega 3, magnésio, isoflavonas (maior fonte: soja), resveratrol (suco de uva e vinho tinto) , ligananas (linhaça), entre outros . Apesar de controverso e de algumas correntes científicas não concordarem, esses três últimos citados têm papel de fitohormônio, são extraído em alguns alimentos e tem ação de moduladores hormonais que tentam se encaixar aos receptores de estrogênio, simulando sua atuação para melhora dos sintomas.
O tratamento
Afastadas as contraindicações formais, principalmente o câncer de mama, o Teste de Fertilidade | Fertility Check Online defende o uso da TH (Terapia Hormonal) estrogênica, como tratamento para mulheres na menopausa, sob indicação e supervisão médica especializada.
Aqui no nosso site você encontrará uma Calculadora da possível chegada à Menopausa - clique aqui e saiba mais
- Tags do artigo: Menopausa - Ovulação
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Flavia Rocha
Formada pela universidade federal de Alagoas, pós graduada em nutrição clinica pela UGF , pós graduada em nutrição clinica e estética, pós graduanda em nutrição esportiva. Atuação em alimentação escolar, em nutrição em nefrologia e em nutrição clinica e esportiva