Quando o problema está em mim...
Muitos casais procuram minha clínica de Reprodução Assistida, já com um "diagnóstico" formado e uma pilha de exames, muitas vezes cuidadosamente organizados (catalogados por tipo de exame e cronologia).

Esse quadro é a típica expressão do sofrimento, do desejo de "colaborar" com o tratamento e vem logo a afirmação:
- "Doutor eu já fiz vários tratamentos com indutores da ovulação e não consegui engravidar."
Ou - "Doutor nosso problema está no sêmen do meu marido. Aqui estão os exames!"
Ou - "Doutor o problema está nos meus ovários policísticos!"
Ou - "Doutor nós temos tudo normal, mas não sei porque não conseguimos a gestação."
Ou - "Doutor eu fiz um aborto há algum problema nos atrás. Quando eu não queria eu engravidei e agora que desejo não consigo. Acho que estou sendo punida pelo meu ato anterior."
Eu gentilmente explico que não desejo ver os exames de imediato, porque não quero fazer o caminho inverso ao que julgarei pelos dados que a anamnese me fornecerão. Assim digo e sorrio:
- Não desejo "colar" agora. O exame sempre virá depois. Primeiro preciso dar minha hipótese diagnóstica, porque o exame complementar, como o próprio nome expressa, vai complementar, confirmando ou afastando, o meu diagnóstico.
Explico o que temos que buscar quatro respostas:
1ª. Você ovula?
2ª. Como está o espermograma?
3ª. As tubas (trompas) estão normais?
4ª. Você tem endometriose?
Com as quatro respostas eu darei diagnóstico.
1ª - É fácil saber se a mulher ovula. Bastante que menstrue regularmente, existe a ovulação.
2ª - Uma simples e imediata análise do esperma revela a normalidade ou a anormalidade.
3ª - Um exame, através do raio X (Histerossalpingografia -HSG) ou do ultrassom (Histerossalpingossonografia-HSSG), revela se as tubas (trompas) estão permeáveis ou se existe alguma deformidade ou tumor na cavidade uterina. Deve ser realizado logo após a menstruação e necessita um beta-HCG para afastar gestação, porque não pode fazer numa possível gravidez não percebida.
4ª - Essa resposta e investigação é fundamental, porque é a maior causa de não engravidar em mulheres com mais de 30 anos. Muitas vezes a paciente já apresentava sintomas, mas não foram valorizados e, consequentemente, não diagnosticada.
Nas clínicas especializadas em reprodução assistida as respostas e as investigações são realizadas quase que imediatamente. Não haverá necessidade do casal sair do ambiente da clínica para marcar, realizar, buscar exames e resultados. Essa comodidade e rapidez são importantes para rapidamente fechar o diagnóstico.
Inúmeras vezes aquele que achava que era portador da causa da infertilidade percebe que o outro ou a outra é quem apresenta a principal causa da infertilidade.
Mas, não raro, a causa está em ambos. Esses equívocos acontecem porque a investigação é feita em apenas um do casal. E quando isso acontece, normalmente inicia-se o tratamento sem investigar o outro que pode apresentar o fator mais importante da infertilidade. Daí os inúmeros casos de insucesso quando procuram um profissional fora da área de reprodução humana.
Feito o diagnóstico, o médico apresenta o tratamento adequado que expões as taxas de sucesso e dependerá de vários fatores como: a causa da infertilidade; a idade da paciente; se tem obesidade; se tem hábito de fumar; se ingere muito álcool; se é usuário de drogas ou tratamentos que diminui a fertilidade etc.
Para finalizar, quero dizer que, diante de um casal que não consegue engravidar espontaneamente, quanto mais a mulher se distancia dos 27 anos e quanto mais se aproxima dos 40 anos, a melhor indicação que oferece os melhores índices de sucesso é a fertilização invitro.
Um alento é que, apesar da fertilidade diminuir naturalmente à partir dos 27 anos em gestação espontânea, com reprodução assistida isso só acontece após os 38 anos.
Espero que eu tenha ajudado a você ter uma decisão para prevenção da tua fertilidade.
Aqui no nosso site ou no Aplicativo para smartphones TESTEDEFERTILIDADE você encontrará vários testes gratuitos e online.
AGUARDE O MAIS COMPLETO APLICATIVO PARA A MULHER QUE:
DESEJA ENGRAVIDAR;
ESTÁ GRÁVIDA;
NÃO DESEJA ENGRAVIDAR.
LANÇAREMOS EM MUITO BREVE!
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.