Quanto custa uma Fertilização Invitro
Um dos motivos que atrai ou dificulta os pacientes aderirem aos tratamentos da infertilidade com a fertilização invitro, bebê de proveta, é o custo do procedimento.

Vamos dar dois exemplos:
1. Se a opção for fazer o procedimento nos Estados Unidos, o custo de uma tentativa fica em torno de $15,000.00 dólares.
2. No Brasil não existe uma publicação sobre custos do tratamento, como podemos observar nos Estados Unidos que, além dos valores cobrados, podemos saber como está classificada a clinica, através de um ranking ou nota.
O que podemos exemplificar é que no Brasil o preço da fertilização invitro varia de acordo com a região. Sendo um país de dimensões continentais, os custos da economia local influenciam no cálculo final do tratamento. Mas podemos estimar que varia entre $5,000.00 a $8,000.00 dólares, cerca de R$15.000,00 a R$24.000,00 reais por uma tentativa de fertilização invitro em território brasileiro.
Todos os pacientes submetidos a fertilização invitro acreditam e desejam engravidar na primeira tentativa. Mas a realidade é outra. Basta observarmos as estatísticas e veremos que, dependendo da idade, a chance pode variar entre mulheres com menos de 35 anos e mulheres com mais de 40 anos.
Mais uma vez recorreremos às estatísticas americanas onde observamos que a média nacional oferece uma chance de nascimentos com fertilização invitro em torno de 47,7% (<35 anos), 39,2% (35 a 37 anos), 28,5% (38-40 anos), 16,3% (41 a 42 anos) e 7,3% (>42 anos) (fonte: SART). Assim, podemos concluir que uma mulher com menos de 35 anos de idade terá 52,3% de chance de repetir uma ou mais tentativas. Já a com mais de 42 anos de idade terá 92,7% de chance de repetir uma ou mais tentativas.
Há uma diferença estatística à favor da fertilização invitro quando comparada a engravidar naturalmente.
Só para exemplificar, uma mulher com 20 anos de idade tem uma chance natural de engravidar em torno de 60% por tentativa. Já uma mulher com 40 anos de idade tem uma chance natural de engravidar em torno de 5% por tentativa.
Então, sabemos que uma mulher com indicação para fertilização invitro não terá chance de engravidar sem submeter-se a ela. O ponto positivo é que as chances oferecidas pela fertilização invitro superaram as naturais.
Penso que, com as técnicas atuais, a tendência futura é fazer um único ciclo para obter muitos óvulos, criopreservá-los e utilizá-los para fertilizações futuras, descongelando cotas de 2 a 4 óvulos, até conseguir a gestação. Isso eliminará os altos custos das medicações, além de evitar injeções diárias, punção dos ovários etc e aumentará as chances de engravidar.
- Tags do artigo: Fertilidade e Infertilidade
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.