Sofro muito com Cólica e Dores Menstruais!
Por que e o que fazer quando você sente dor quando menstrua?

Estava numa farmácia quando chegou uma jovem, com cara de dor, pedindo remédio para cólica.
O balconista, um jovem rapaz, indagou:
- A senhora está sentindo cólica?
-Aonde?
Ela respondeu:
-Aqui!
Colocou as duas mãos, segurando a barriga com a face de muita dor.
Resolvi ajudar, quando o balconista interviu:
- Tem que tomar esse aqui.
- Serve para qualquer tipo de dor!
Qualquer tipo de dor? Pensei. Então é associação de drogas: Um polivalente que não deveria mais ser prescrito.
Então resolvi intervir:
- Com licença, posso ajudar?
Os dois olharam-me fixamente.
Talvez a moça não gostaria que um estranho interferisse na conversa. Eu estava de bermuda, camisa polo e sandálias. O médico não seria enxergado.
O balconista, preocupado com a venda do polivalente, provavelmente mais caro ou comissionado, olhou para mim com cara de pouco amigo.
Então, acanhado com os olhares, completei:
- Sou médico!
As faces dos dois, inicialmente de censura, mudaram para sorriso, ela, e surpresa, ele.
Perguntei: - A dor é contínua ou dá e passa?
- Contínua. Respondeu a coitada da mulher com a face implorando ajuda e dizendo: Sofro muito quando menstruo!
- Então não é cólica. Afirmei.
-Mas estou menstruada! Respondeu a mulher com a colaboração do balconista que balançava a cabeça em sinal de afirmação e, ao mesmo tempo, de nervosismo por ter sido flagrado prescrevendo ou induzindo medicamento, o que é proibido.
Voltei a questionar:
- Como está o fluxo menstrual, pouco ou muito?
- Muito! Respondeu.
Nesse momento eu também olhava para o balconista que tentou confirmar mas, rapidamente, disfarçou como não prestasse atenção.
Então expliquei que a dor era por irritação (inflamação) do sangue que, devido ao grande fluxo, estava voltando pelas tubas (trompas) para dentro da barriga.
O melhor remédio seria apenas um bom anti-inflamatório, caso não tivesse alergia, bolsa de gelo para diminuir o fluxo e procurar um médico, porque poderia ser ou estar iniciando endometriose.
Felizmente eu estava ali e evitei que aquela jovem fosse medicada por um funcionário de uma farmácia.
Buscar ajuda com balconistas de farmácias é auto medicação, como se a bula falasse por ele. Mas ele não sabe porque ou o que está medicando.
Muitas intoxicações medicamentosas, choques anafiláticos e diálise renal poderiam ser evitadas se os remédios fossem prescritos pelo médico.
Para finalizar, analgésicos e anti-inflamatórios são medicamentos que nem curam cólica menstrual e nem endometriose. Apenas aliviam os sintomas e, no caso da endometriose, ela continuará evoluindo para formas mais graves. Por isso o ideal é procurar um ginecologista experiente em tratamento da endometriose.
- Tags do artigo: Endometriose
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.