Uma doença terrível: Endometriose!
Se prevenida ou tratada precocemente, é totalmente controlado e impedida a evolução

Mas, desculpe, eu tenho que radicalizar: endometriose, se não diagnosticada e tratada corretamente, pode invadir a bexiga, reto, intestino, útero, ovários, a parede abdominal, causando dor, infertilidade, várias internações, cirurgias etc.
A endometriose atua invadindo outras regiões como um "câncer", mas não é, não mata, produz sofrimento e é mais comum do que "ele". Eu sugiro a leitura do artigo publicado pelo Dr. Frederico Correia, de Brasília, demonstrando o custo social e econômico da endometriose.
Eu defendo há muitos anos, que é necessário prestar mais atenção aos sinais precoces da doença, o que é plenamente possível.
Eu tenho a minha opinião pessoal, não partilhada pela maioria dos médicos: quem diz que a endometriose só pode ser comprovada por biópsia ou cirurgia está tecnicamente correto, mas longe da realidade e da necessidade, fazendo um desserviço para o tratamento de milhões de mulheres que não irão fazer esse procedimento porque é impossível atender a demanda, mesmo que todos os laparoscópios em todo o mundo (instrumento que visualiza o abdômen com uma câmara óptica ou) fossem usados 24 horas por dia.
Profissionais despreparados ou mesmo negligentes, não conseguem diagnosticar a doença, contribuindo para o agravamento dos casos.
Por incrível que possa parecer, muitas pacientes suspeitam da doença e o médico não. Isso também acontece pela falta de perguntas específicas que não são feitas durante as consultas. Só quando o quadro é grave é que estabelece o diagnóstico; Uma lástima!
A burocracia da saúde pública para libertar o tratamento...
As campanhas de esclarecimento são raras. As associações e grupos organizados da sociedade civil são quem propagam mais esclarecimento e alertas para a doença.
No Brasil, quando o médico indica o tratamento, tem que preencher formulários burocráticos e enviar "relatórios de endometriose com biópsias" para obter a medicação, que é inacessível para a maioria. Isto é, o Estado pede o impossível, não considerando a solicitação médica sem a biópsia.
Mais investimento do governo é necessário para que promovam campanhas de diagnóstico precoce de endometriose. Se o diagnóstico da endometriose depender somente da laparoscopia sozinha, milhões de mulheres vão sofrer.
- Tags do artigo: Endometriose - Fertilidade e Infertilidade - Prevenção
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.