Você sabe o que é a Anovulação?
“Não estou conseguindo engravidar!
Será que se eu tomar remédio para ovulação, melhora a minha fertilidade e aumenta a chance de ter meu bebê?”

Essa é uma pergunta de muitas mulheres que sonham engravidar, mas, também, é uma conduta usada indiscriminadamente, comprando remédios em farmácias, sem receita, ou mesmo sendo prescrito por médicos sem antes ter o diagnóstico da causa de não engravidar.
Assim, muitas mulheres que menstruam, portanto ovulam, tomam indutores da ovulação sem necessidade. Porque a mulher que não ovula, não menstrua e está em anovulação crônica ou temporária.
A anovulação crônica pode ser definitiva (menopausa, cirurgia para retirar os ovários, malformações desde o nascimento, sequelas de quimioterapia e radioterapia) ou transitória (problemas hormonais, emocionais, metabólicos, obesidade, excesso de exercícios, induzidos por medicamentos, deficiências hormonais).
A anovulação temporária pode ser natural (do nascimento até a primeira menstruação; gestação; após a menopausa) ou artificial (anticoncepcional hormonal).
Você só deve ser submetida à indução da ovulação após um julgamento médico especialista, que normalmente vai avaliar se:
- Você apresenta ausência da menstruação por causa hormonal como problema na tireóide, aumento do hormônio do leite (prolactina), insuficiência ou tumores na hipófise, hirsutismo (aumento dos pelos) ou metabólica (diabetes, resistência à insulina, doenças no fígado, excesso de gordura visceral, obesidade ou magrez);
- Se for submetida à técnicas de reprodução assistida de baixa complexidade como coito programado (quando você saberá o dia ideal para ter relações), ou inseminação artificial (quando o sémen será preparado e introduzido no útero);
- Se for submetida à técnica de alta complexidade (fertilização invitro).
Um simples controle do peso, trazendo o IMC (Índice de Massa Corpórea, que é calculado com o peso e a altura - link no final do artigo) para abaixo de 30, sendo ideal entre 20 e 25, já resolve muitas das causas da anovulação.
Induzir a ovulação sem avaliar se existem outras causas não aparentes, como alteração no espermograma, obstrução nas trompas e endometriose é um “tiro no escuro” e uma perda de tempo precioso. É preciso ter um diagnóstico completo, antes de iniciar qualquer tratamento para engravidar.
Existe um risco de usar indutor da ovulação sem acompanhamento médico: Gravidez Múltipla! Gêmeos, trigêmeos, quadrigêmeos, quíntuplos. Ao contrário do que muitos pensam e desejam, a gravidez múltipla é sempre um risco de prematuridade extrema e graves consequências para os bebês.
Eu criei o aplicativo TESTEDEFERTILIDADE que ajudará você e teu médico a estabelecer e controlar a melhor estratégia. Abaixo os links para o aplicativo...
- Tags do artigo: Anovulação - Fertilidade e Infertilidade - Gestação - Ovulação
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.