Você Sabia? Parte II
A mulher que tem útero e não tem ovários, pode ser mãe?
A resposta é sim.
Precisa obter óvulos de uma doadora desconhecida, fertilizar invitro (bebê de proveta) com o esperma do marido e transferir o embrião para o útero, mesmo não tendo ovário.
A gestação inicial será mantida com substituição dos hormônios, imitando a função do corpo lúteo ovariano.
Muitas mulheres perdem seus ovários por apresentarem câncer. Mas, também, existem situações em que os ovários perdem seus óvulos devido a quimioterapias e/ou radioterapias para diversos tipos de cânceres em outros órgãos.
Apesar de existir a opção do congelamento dos óvulos, antes da quimioterapia e radioterapia, muitas mulheres não são beneficiadas. Porque não foram orientadas ou porque não têm condições de arcar com os custos da técnica de criopreservar os óvulos.
O câncer no ovário é uma patologia com baixa incidência de diagnóstico precoce, porque normalmente seu crescimento é assintomático.
A ultrassonografia endovaginal com Doppler é um recurso de grande valia para o diagnóstico precoce do câncer de ovário. E nós não devemos ter medo de diagnosticar o câncer, porque essa é nossa grande arma para combatê-lo: Diagnosticar precocemente!
Isso significa curar o câncer que, por mais incrível que te possa parecer, o câncer só pode levar à morte se for diagnosticado tardiamente, quando já saiu do lugar original e produziu metástases.
- Tags do artigo: Gestação - Ovulação - Útero
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.