Zica Vírus - O que você precisa saber para adiar ou não os planos de engravidar?
Se você deseja aguardar engravidar até sair uma definição sobre o risco do Vírus Zica e a microcefalia, saiba que a melhor solução é procurar um médico experiente em reprodução humana para preservar a fertilidade.

Preservar a fertilidade significa retardar, ou mesmo tratar, as condições que impactam negativamente na capacidade individual para engravidar.
Um dos maiores vilões da Fertilidade é a Endometriose, que acomete as mulheres em qualquer idade mas, principalmente, após os 30 anos e a progressiva diminuição da reserva de óvulos com a idade.
Mas você também precisa de algumas informações que passarei a discorrer.
Cerca de 2 milhões e meio a 3 milhões de bebês nasceram no Brasil no ano de 2015. O número natural de casos confirmados de microcefalia para o Brasil, seguindo a estatística americana de 2 a 12 casos por cada 10.000 habitantes, poderia chegar a entre 600 e 3600 casos.
Segundo as estatísticas disponíveis em 9 de abril de 2016 no Brasil (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/04/casos-confirmados-de-microcefalia-chegam-1046-diz-ministerio.html), o número de casos de microcefalia confirmadas em 6 meses foi de 1046 e 170 relacionado ao vírus Zica (Relacionado não quer dizer que seja a causa, mas que foi encontrado em bebês microcéfalos).
Para fins didáticos, se projetarmos os 6 para 12 meses, estaríamos falando em 2.092 casos de microcefalia, sendo 340 relacionados ao Vírus Zica. Ou seja dentro do limite normal esperado de 600 a 3600.
Claro que não devemos relaxar, mas continuar pesquisando para saber se realmente é o Vírus Zica o causador dos 170 casos de microcefalia onde o vírus foi encontrado.
Então estamos falando de um risco de 0,0056% de nascer um bebê com microcefalia relacionado à ainda não comprovada causa pelo Vírus Zica. Ou seja 99,99% de ter um bebê sem microcefalia relacionada ou não ao Vírus Zica.
A atualização da OMS - Organização Mundial da Saúde em 18 de março de 2016 diz: "Agências de investigação dos surtos Zika estão encontrando um crescente corpo de evidências sobre a ligação entre o vírus Zika e microcefalia. No entanto, mais estudos são necessários para entender melhor a relação entre microcefalia em bebês e o vírus Zika. Outras causas potenciais também estão sendo investigadas".
Uma importante pesquisa de cientistas brasileiros conseguiu evidências de que o vírus zica reduz o crescimento de microcérebros em modelo experimental. Apesar dessa importante evidência, é preciso cautela porque o modelo apresentado não replica as condições humanas como imunidade, fatores individuais etc.
Para vocês que desejam adiar os planos de ter filhos, é preciso muita cautela e serenidade na escolha, além de usar a idade como um fator preponderante na decisão.
Apesar da fertilidade da mulher começar a diminuir à partir dos 27 anos, as chances de engravidar, com o auxílio da fertilização INVITRO, se matem praticamente iguais até logo antes de completar 38 anos.
As mulheres que estão com 37 anos ou acima e que desejam adiar engravidar devem congelar seus óvulos ou embriões, porque a melhor chance de engravidar será preservada.
Não perca tempo. Procure algumas das clínicas referenciadas aqui no Teste de Fertilidade | Fertilityc Check
www.proveta.com.br - www.ivfmd.com - www.lavittamanaus.com.br ou outra perto de você.
-
Cadastre seu email e receba nossas dicas de Fertilidade e Saúde!
-
Sobre o Autor
Entre em contato com o Dr. Marco Cavalcanti
Dr. Marco Cavalcanti
Criador do TESTEDEFERTILIDADE.COM.BR E FERTILITYCHECKONLINE.COM. Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e formado em Medicina Reprodutiva e Cirurgia da Reconstrução Pélvica pelo South Florida Institute for Reproductive Medicine nos Estados Unidos. Reproduziu num computador o raciocínio de um especialista, através de um software de Inteligência Artificial em Reprodução Humana e Endometriose. Autor do livro "Quero meu Bebê", é o responsável pela geração e nascimento dos primeiros bebês brasileiros da técnica de reprodução assistida (GIFT por Histeroscopia Modificado). Duas das suas produções científicas foram selecionadas para concorrer ao maior prêmio da Reprodução Humana no Brasil: Prêmio Campos da Paz.